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dc.contributor.advisorCardoso, Mônica Machado-
dc.contributor.authorLeite, Tamíris de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-04-01T21:08:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:31Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.citationLEITE, Tamíris. Youtubers mirins: Uma nova influência de comportamento de consumo para meninas entre 6 a 12 anos. 2017. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6887-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução de vídeopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectPúblico infantilpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleYoutubers mirins: uma nova influência de comportamento de consumo para meninas entre 6 a 12 anospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184pt_BR
dc.contributor.referee1Burrowes, Patricia Cecilia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5814638513632403pt_BR
dc.contributor.referee2Rett, Lucimara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309pt_BR
dc.description.resumoDiscute o comportamento de consumo infantil online de meninas, entre seis e doze anos, através da influência proporcionada por youtubers mirins. Para contextualizarmos nossos objetos de análise, debatemos sobre a infância e como ela vem se reconfigurando através das novas mídias eletrônicas, levantando os pontos positivos e negativos que Buckingham (2000) e Livingstone (2003; 2013) discutem em suas pesquisas com relação às oportunidades e aos riscos que a internet oferece às crianças. Além disso, percorremos o histórico do YouTube para compreendermos o fenômeno dos youtubers – para então, dessa forma, cruzarmos em nossa análise a influência dos youtubers em outras crianças no que tange o consumo. Após um mapeamento prévio dos principais canais de youtubers mirins brasileiros, utilizamos a análise de conteúdo para nossa ferramenta metodológica, onde selecionamos duas diferentes youtubers e especificamos um vídeo de cada para que possamos avaliar a menção implícita ou explícita de conteúdos que envolvam consumo em seus canais. Usamos como critérios metodológicos as dimensões da literacia publicitária (MACHADO; BURROWES; RETT, 2017) para analisarmos de forma crítica a publicidade expandida que se configura nos dois canais utilizados para análise de nossa pesquisa. Em nossos resultados, obtivemos conclusões que ressaltam a influência de youtubers mirins em outras meninas através da relação ídolo/fã. Por fim, oferecemos outras sugestões para futuras pesquisas na área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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