Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6887
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Youtubers mirins: uma nova influência de comportamento de consumo para meninas entre 6 a 12 anos
Autor(es)/Inventor(es): Leite, Tamíris de Oliveira
Orientador: Cardoso, Mônica Machado
Resumo: Discute o comportamento de consumo infantil online de meninas, entre seis e doze anos, através da influência proporcionada por youtubers mirins. Para contextualizarmos nossos objetos de análise, debatemos sobre a infância e como ela vem se reconfigurando através das novas mídias eletrônicas, levantando os pontos positivos e negativos que Buckingham (2000) e Livingstone (2003; 2013) discutem em suas pesquisas com relação às oportunidades e aos riscos que a internet oferece às crianças. Além disso, percorremos o histórico do YouTube para compreendermos o fenômeno dos youtubers – para então, dessa forma, cruzarmos em nossa análise a influência dos youtubers em outras crianças no que tange o consumo. Após um mapeamento prévio dos principais canais de youtubers mirins brasileiros, utilizamos a análise de conteúdo para nossa ferramenta metodológica, onde selecionamos duas diferentes youtubers e especificamos um vídeo de cada para que possamos avaliar a menção implícita ou explícita de conteúdos que envolvam consumo em seus canais. Usamos como critérios metodológicos as dimensões da literacia publicitária (MACHADO; BURROWES; RETT, 2017) para analisarmos de forma crítica a publicidade expandida que se configura nos dois canais utilizados para análise de nossa pesquisa. Em nossos resultados, obtivemos conclusões que ressaltam a influência de youtubers mirins em outras meninas através da relação ídolo/fã. Por fim, oferecemos outras sugestões para futuras pesquisas na área.
Palavras-chave: Produção de vídeo
Internet
Propaganda
Crianças
Público infantil
Comportamento do consumidor
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 15-Dez-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LEITE, Tamíris. Youtubers mirins: Uma nova influência de comportamento de consumo para meninas entre 6 a 12 anos. 2017. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
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