Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6930
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caracterização estratigráfica e evolução paleoambiental do entorno da Lagoa Salgada no delta do rio Paraíba do Sul (RJ)
Autor(es)/Inventor(es): Correia, Inoã de Macedo Pimentel
Orientador: Almeida, Leonardo Fonseca Borghi de
Coorientador: Carelli, Thiago Gonçalves
Resumo: No litoral norte do estado do Rio de Janeiro, localiza-se o Delta do Rio Paraíba do Sul, um importante sistema progradante de cordões arenosos de idade holocênica que se desenvolve na desembocadura do rio Paraíba do Sul e apresenta morfologia assimétrica, com distintos padrões de sedimentação em suas porções setentrional e meridional. Embora alvo de muitos estudos sedimentológicos e estratigráficos, sua classificação como um “típico” delta dominado por ondas tem sido contestada por alguns pesquisadores, que atribuem às correntes de deriva litorânea um importante papel na sedimentação e evolução ao sul da desembocadura fluvial, enquanto que a sedimentação ao norte seria mais influenciada pelo rio Paraíba do Sul. Entretanto, poucos foram os estudos que realizaram análises de dados de subsuperfície. O presente trabalho tem por objetivo realizar uma caracterização estratigráfica e interpretação paleoambiental da porção superior (0-30 m) de um testemunho de sondagem (poço 2-LS-1-RJ) localizado na porção meridional do delta do rio Paraíba do Sul, próximo à Lagoa Salgada (coordenadas 21º 56’ 24” S / 41º 0’ 36” W, datum WGS 84). Após descrição detalhada e confecção de perfil litológico (escala 1:125) foram identificadas duas fácies areníticas, três fácies híbridas e uma fácies lutítica, associadas a diferentes estágios de sedimentação, além de duas superfícies estratigráficas (ST 1 e ST 2) que foram associadas a eventos transgressivos. Três níveis do intervalo de interesse foram selecionados para datação por radiocarbono. Da base para o topo os paleoambientes identificados foram fluvial, costeiro (praial) e deltaico (com subambientes associados). Apoiado nas descrições e datações realizadas foi possível correlacionar a superfície ST 1 ao evento transgressivo de 5.100 anos AP e a superfície ST 2 ao evento transgressivo de 3.600 anos AP.
Palavras-chave: Fácies sedimentares
Superfícies estratigráficas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORREIA, I.M.P.pdf4.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.