Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6946
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Michel, Ricardo Cunha | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Vinícius de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-03T15:54:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:33Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6946 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Perfume | pt_BR |
dc.subject | Óleos essenciais | pt_BR |
dc.title | Uso de perfumes na construção do conhecimento científico do aluno | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7631294110820860 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3667300175020361 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Takase, Iracema | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2649970541946051 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Melo Filho, João Massena | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3410418813271335 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho visa abordar as atividades de experimentação no Ensino Médio. A primeira parte trata da experiência de extração de óleos essenciais. A segunda parte consiste no preparo de perfumes, a partir do óleo essencial extraído no primeiro experimento. Este trabalho propõe o uso destes experimentos como um veículo de ensino de alguns conceitos cuja relação com o cotidiano pode apresentar dificuldades, tais como: funções orgânicas, processos de separação e concentração. Neste projeto, a experimentação será usada como um instrumento facilitador para o Ensino da Química, porque fará com que o aluno consiga se sentir motivado, interessado, e, além disso, poderá fazer com que desperte o senso de investigação. Com a experimentação o professor poderá ser capaz de fazer com que o aluno perceba a relação existente entre a química e os fenômenos diários vivenciados pelos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Vinícius de Oliveira Aguiar.pdf | 541.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.