Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/6946
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Uso de perfumes na construção do conhecimento científico do aluno |
Autor(es)/Inventor(es): | Aguiar, Vinícius de Oliveira |
Orientador: | Michel, Ricardo Cunha |
Resumo: | Este trabalho visa abordar as atividades de experimentação no Ensino Médio. A primeira parte trata da experiência de extração de óleos essenciais. A segunda parte consiste no preparo de perfumes, a partir do óleo essencial extraído no primeiro experimento. Este trabalho propõe o uso destes experimentos como um veículo de ensino de alguns conceitos cuja relação com o cotidiano pode apresentar dificuldades, tais como: funções orgânicas, processos de separação e concentração. Neste projeto, a experimentação será usada como um instrumento facilitador para o Ensino da Química, porque fará com que o aluno consiga se sentir motivado, interessado, e, além disso, poderá fazer com que desperte o senso de investigação. Com a experimentação o professor poderá ser capaz de fazer com que o aluno perceba a relação existente entre a química e os fenômenos diários vivenciados pelos alunos. |
Palavras-chave: | Experimentação Ensino de química Perfume Óleos essenciais |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade produtora: | Instituto de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 12-Dez-2013 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vinícius de Oliveira Aguiar.pdf | 541.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.