Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6946
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Uso de perfumes na construção do conhecimento científico do aluno
Autor(es)/Inventor(es): Aguiar, Vinícius de Oliveira
Orientador: Michel, Ricardo Cunha
Resumo: Este trabalho visa abordar as atividades de experimentação no Ensino Médio. A primeira parte trata da experiência de extração de óleos essenciais. A segunda parte consiste no preparo de perfumes, a partir do óleo essencial extraído no primeiro experimento. Este trabalho propõe o uso destes experimentos como um veículo de ensino de alguns conceitos cuja relação com o cotidiano pode apresentar dificuldades, tais como: funções orgânicas, processos de separação e concentração. Neste projeto, a experimentação será usada como um instrumento facilitador para o Ensino da Química, porque fará com que o aluno consiga se sentir motivado, interessado, e, além disso, poderá fazer com que desperte o senso de investigação. Com a experimentação o professor poderá ser capaz de fazer com que o aluno perceba a relação existente entre a química e os fenômenos diários vivenciados pelos alunos.
Palavras-chave: Experimentação
Ensino de química
Perfume
Óleos essenciais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vinícius de Oliveira Aguiar.pdf541.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.