Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6949
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: “Questão social" e cultura popular: a distribuição dos equipamentos culturais e os programas da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Miranda, André Luiz de Souza
Orientador: Maranhão, Cézar Henrique Miranda Coelho
Resumo: Debate à relação entre a “questão social” e a cultura popular na cidade do Rio de Janeiro. A cidade do Rio de Janeiro é reconhecida mundialmente pelas suas manifestações culturais, principalmente o samba e o carnaval, que foi resultado da resistência dos negros que viviam na cidade, no início do século XX, após a abolição da escravatura no Brasil a repressão do Estado a estas manifestações populares. Mas outras manifestações menos conhecidas, como o jongo, acabam sendo desconhecidas até pelos próprios moradores da cidade. Ainda tem o fato de que a distribuição do acesso à cultura na cidade ocorre de forma extremamente desigual entre as suas regiões, já que, os equipamentos culturais se concentram predominantemente nas Zonas Sul e do Centro da cidade, e são insuficientes nas Zonas Norte e Oeste, exatamente onde se concentram a maioria da população e as regiões mais pobres da cidade. Acerca da metodologia da pesquisa, foram utilizadas técnicas qualitativas e quantitativas, além de pesquisa documental e bibliográfica de fontes secundárias. A Secretaria Municipal de Cultura apresenta três Programas de Fomento à Cultura: o de Fomento Direto, o de Fomento Indireto e o Cultura Viva. Estes programas têm como objetivo garantir o acesso à cultura a toda a população da cidade do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Capitalismo
Aspectos sociais
Cultura popular
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MIRANDA, André Luiz de Souza. “Questão social" e cultura popular: a distribuição dos equipamentos culturais e os programas da secretaria municipal de cultura do Rio de Janeiro. 2016. 98 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALSMiranda.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.