Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6957
Type: Dissertação
Title: Otimização de custos de viagem mediante a redução de velocidade para aproximação de um navio a porto de maré
Author(s)/Inventor(s): Angelino Pérez, Tarik Osiris
Advisor: Rosman, Paulo Cesar Colonna
Abstract: A redução deliberada da velocidade dos navios de carga é conhecida como Slow Steaming, e entre seus principais benefícios estão a redução de consumo de combustível e por consequência das emissões de gases de efeito estufa. Por outro lado, o conhecimento das marés em regiões costeiras é muito importante para a navegação, especialmente em áreas onde a diferença entre maré alta e baixa é substancial como acontecem nos portos de maré. A presente dissertação apresenta uma estratégia para a otimização do consumo de combustível e redução do tempo de espera para ingresso do navio no porto, pela restrição de calado. Dessa forma, foi adotada a otimização matemática com restrições, para identificar a configuração ótima. Os resultados do exemplo de aplicação na Baía de São Marcos, mostram mediante uma ferramenta de otimização, a combinação de velocidades para minimizar custos energéticos, e calcula-se os intervalos de tempo no qual o navio ingressa no porto pela elevação requerida. De acordo com os resultados chegou-se à conclusão que existe uma redução dos custos de viagem, quando o navio está operando com uma ou mais das suas unidades de propulsão na condição de Slow Steaming.
Abstract: Slow steaming in the approach of a ship to a tidal port taking into account tides results in ship fuel consumption and waiting cost reduction and a concomitant decrease in greenhouse gas emissions. In this dissertation, a mathematical optimisation model is developed for the formulation of this problem. The aforesaid model is computationally implemented employing optimisation and computational fluid dynamics program. The model is applied to a hypothetical example and a real life case study based on São Marcos Bay, Maranhão, Brazil.
Keywords: Engenharia oceânica
Tempo de ingresso de navio no porto xEstratégia
Modelo matemático de otimização
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica
Department : Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/6957
Appears in Collections:Engenharia Oceânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
865060.pdf873,03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.