Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6965
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Desenvolvimento de uma metodologia para análise do teor de ouro em joias utilizando o método de fluorescência de raios-x
Autor(es)/Inventor(es): Miranda, Bruna Rabelo de
Orientador: Mendes, Julio Cezar
Coorientador: Schnellrath, Jurgen
Resumo: Dentre os diversos métodos existentes para se analisar o teor de ouro em joias, o método de espectrômetro de fluorescência de raios-X por energia dispersiva/comprimento de onda, apresenta como maior vantagem a determinação de todos os elementos constituintes da liga, ou seja, a composição química completa da amostra, além de ser rápido e não destrutivo. O objetivo do presente estudo foi verificar as melhores condições analíticas para se realizar o ensaio de análise química em ligas empregadas em joalheria com ênfase na composição mais comumente utilizada de 75% de ouro, antigamente denominada de 18k. Para isso, foram efetuadas análises em materiais de referência certificado e utilizando o método de parâmetros fundamentais (sem previa calibração do equipamento com padrões). Com isso, foi possível observar significativa melhora na acurácia das análises e concluir quais seriam as condições mais favoráveis para se realizar esse tipo de ensaio, visando sempre a rapidez, precisão e exatidão do método para se obter melhores resultados.
Palavras-chave: Ouro
Joias
fluorescência de raios-x
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIRANDA, B. R. de.pdf860.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.