Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/7018
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise de efeitos coordenados em atos de concentração: teoria, prática e estudos de casos no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Brandão, João Pedro Andrade Megale
Advisor: Alves, Camila Cabral Pires
Abstract: Existem dois efeitos decorrentes de um ato de concentração: efeitos unilaterais e efeitos coordenados. Esse trabalho se foca no estudo do segundo, ou seja, em que medida um ato de concentração aumenta a probabilidade das firmas atuarem de forma conjunta no mercado. Para isso, o trabalho contempla tanto uma revisão da literatura que envolve pontos importantes da visão estruturalista, da teoria dos jogos e das contribuições que envolvem o termo consensodetecção-punição, quanto uma análise prática de dois casos: a fusão entre Cimpor e Supermix e o caso envolvendo Ipiranga e Alesat.
Keywords: Participações minoritárias
Efeitos coordenados
Tomada de decisão
Fusões e aquisições
Teoria dos jogos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JPAMBRANDÃO.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.