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dc.contributor.advisorNeves, Marcelo de Almeida Santos-
dc.contributor.authorFernández Polo, Julio César-
dc.date.accessioned2019-04-05T15:12:14Z-
dc.date.available2019-04-07T03:00:18Z-
dc.date.issued2017-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7103-
dc.description.abstractIn the present work, three mathematical models for simulation of motions of floating systems have been developed. The developed models are capable of simulating the heave, roll and pitch motions under regular and irregular longitudinal waves. Especial effort has been made in capturing in an accurate and efficient manner the restoring actions in the developed models. This is a fundamental feature required in order to reproduce numerically the parametric roll resonance phenomenon. Numerical realizations of the motions of a containership type vessel have been generated for the purpose of studying the stationarity and ergodicity of the roll motion under parametric resonance conditions. The results obtained have shown that for containerships the stochastic roll process could be consider as a stationary process. Finally, the extreme roll responses have been used for fitting the Generalized Extreme Value Distribution (GEVD) and the Generalized Pareto Distribution (GPD). Then, using the fitted GEVD, the return period and the time between events for roll motions have been computed for two wave conditions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia oceânicapt_BR
dc.subjectRoll em condições ambientais estocásticaspt_BR
dc.subjectRessonância paramétricapt_BR
dc.titleEstudo das características estocásticas do roll paramétricopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5091512920776622pt_BR
dc.contributor.referee1Conceição, Carlos Antonio Levi da-
dc.contributor.referee2Fernandes, Antonio Carlos-
dc.contributor.referee3Pesce, Celso Pupo-
dc.contributor.referee4Corrêa, Fabrício Nogueira-
dc.description.resumoNo presente trabalho foram desenvolvidos três modelos matemáticos de simulação de movimentos de sistemas flutuantes no domínio do tempo. Os modelos matemáticos desenvolvidos conseguem simular os movimentos de heave, roll e pitch em ondas longitudinais regulares e irregulares. A modelação matemática dos modelos apresentados aqui, teve como ênfase representar o mais acurada e eficientemente possível as ações restaurativas. Isto é fundamental para poder reproduzir numericamente o fenômeno de ressonância paramétrica em roll. Posteriormente, a partir dos modelos desenvolvidos, foram geradas diversas realizações dos movimentos de um navio tipo portacontentor com o propósito de estudar a estacionaridade e ergodicidade do roll sob condições de ressonância paramétrica em mar irregular. Os resultados obtidos indicam que no caso de portacontentores o processo estocástico do roll pode ser considerado como estacionário. Finalmente as respostas extremas do roll foram utilizadas para ajustar a Distribuição Generalizada de Valores Extremos (GEVD) e a Distribuição Generalizada de Pareto (GPD). Empregando os ajustes da GEVD foram obtidos valores de período de retorno e tempo entre eventos para duas condições de mar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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