Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7103
Tipo: Tese
Título: Estudo das características estocásticas do roll paramétrico
Autor(es)/Inventor(es): Fernández Polo, Julio César
Orientador: Neves, Marcelo de Almeida Santos
Resumo: No presente trabalho foram desenvolvidos três modelos matemáticos de simulação de movimentos de sistemas flutuantes no domínio do tempo. Os modelos matemáticos desenvolvidos conseguem simular os movimentos de heave, roll e pitch em ondas longitudinais regulares e irregulares. A modelação matemática dos modelos apresentados aqui, teve como ênfase representar o mais acurada e eficientemente possível as ações restaurativas. Isto é fundamental para poder reproduzir numericamente o fenômeno de ressonância paramétrica em roll. Posteriormente, a partir dos modelos desenvolvidos, foram geradas diversas realizações dos movimentos de um navio tipo portacontentor com o propósito de estudar a estacionaridade e ergodicidade do roll sob condições de ressonância paramétrica em mar irregular. Os resultados obtidos indicam que no caso de portacontentores o processo estocástico do roll pode ser considerado como estacionário. Finalmente as respostas extremas do roll foram utilizadas para ajustar a Distribuição Generalizada de Valores Extremos (GEVD) e a Distribuição Generalizada de Pareto (GPD). Empregando os ajustes da GEVD foram obtidos valores de período de retorno e tempo entre eventos para duas condições de mar.
Resumo: In the present work, three mathematical models for simulation of motions of floating systems have been developed. The developed models are capable of simulating the heave, roll and pitch motions under regular and irregular longitudinal waves. Especial effort has been made in capturing in an accurate and efficient manner the restoring actions in the developed models. This is a fundamental feature required in order to reproduce numerically the parametric roll resonance phenomenon. Numerical realizations of the motions of a containership type vessel have been generated for the purpose of studying the stationarity and ergodicity of the roll motion under parametric resonance conditions. The results obtained have shown that for containerships the stochastic roll process could be consider as a stationary process. Finally, the extreme roll responses have been used for fitting the Generalized Extreme Value Distribution (GEVD) and the Generalized Pareto Distribution (GPD). Then, using the fitted GEVD, the return period and the time between events for roll motions have been computed for two wave conditions.
Palavras-chave: Engenharia oceânica
Roll em condições ambientais estocásticas
Ressonância paramétrica
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Oceânica

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