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dc.contributor.advisorLois, Cecília Caballero-
dc.contributor.authorFerreira, Nathalia Pompeu Bezerra-
dc.date.accessioned2019-04-08T16:14:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:54Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationFERREIRA, Nathalia Pompeu Bezerra. “Programa Escola Sem Partido” e a mudança legislativa: uma análise das estratégias de luta e concepções político-jurídicas. 2017. 95 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7159-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociologia do Direitopt_BR
dc.subjectAntropologia jurídicapt_BR
dc.subjectMovimento Escola Sem Partidopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDoutrinaçãopt_BR
dc.subjectPoder do discursopt_BR
dc.subjectLiberdades constitucionais no ambiente escolarpt_BR
dc.subjectLegal Sociologypt_BR
dc.subjectLegal Anthropologypt_BR
dc.subjectEscola Sem Partido Movementpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectIndoctrinationpt_BR
dc.subjectPower of speechpt_BR
dc.subjectConstitutional and civil freedoms at the school environmentpt_BR
dc.title“Programa Escola Sem Partido” e a mudança legislativa: uma análise das estratégias de luta e concepções político-jurídicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7602302438627219pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0746069437239716pt_BR
dc.description.resumoÀ presente monografia propus-me a estudar e refletir sobre o movimento Escola Sem Partido e a luta político-ideológica presente em seu discurso. Através de um olhar etnográfico e por meio da descrição densa proposta por Geertz, diante de um sujeito ativo na escrita e pesquisa, aprofundei-me em um campo predominantemente digital, bem como às falas daqueles que se posicionam contra e a favor do projeto, e das mudanças legislativas por ele proposta. Ademais, valendo-me de conceito de poder em Foucault, analisei as disputas discursivas em torno do movimento e as formas de resistência assim criadas. Não fora pretensão do trabalho monográfico estabelecer um conceito qualificativo do movimento, mas sim entender sua trajetória e expor os principais argumentos daqueles que, tanto o fazem tornar realidade, como os que criticam. Em um contexto atual político conturbado do país, percebe-se que não só esses agentes acabam por preferir o discurso de ódio, como ainda, acabam por negligenciar muitos pontos em comum que poderiam desenvolver as argumentações. Por fim, foi realizada a análise de como as palavras possuem significados convenientes à adesão para cada um dos lados, e a exposição de que não há definições exatas, mas sim circunstanciais aos termos mais utilizados em suas propostas. Diante da importância do debate pautado em direitos fundamentais, em cheque na realidade educacional brasileira, ressalta a presente monografia a seriedade da liberdade e do livre discurso para o crescimento do sistema como um todo, bem como a necessidade de trabalhar e discutir um movimento tão controverso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::SOCIOLOGIA JURIDICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::ANTROPOLOGIA JURIDICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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