Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/7159
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lois, Cecília Caballero | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Nathalia Pompeu Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-08T16:14:41Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:54Z | - |
dc.date.issued | 2017-12 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Nathalia Pompeu Bezerra. “Programa Escola Sem Partido” e a mudança legislativa: uma análise das estratégias de luta e concepções político-jurídicas. 2017. 95 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/7159 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sociologia do Direito | pt_BR |
dc.subject | Antropologia jurídica | pt_BR |
dc.subject | Movimento Escola Sem Partido | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Doutrinação | pt_BR |
dc.subject | Poder do discurso | pt_BR |
dc.subject | Liberdades constitucionais no ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Legal Sociology | pt_BR |
dc.subject | Legal Anthropology | pt_BR |
dc.subject | Escola Sem Partido Movement | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Indoctrination | pt_BR |
dc.subject | Power of speech | pt_BR |
dc.subject | Constitutional and civil freedoms at the school environment | pt_BR |
dc.title | “Programa Escola Sem Partido” e a mudança legislativa: uma análise das estratégias de luta e concepções político-jurídicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7602302438627219 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0746069437239716 | pt_BR |
dc.description.resumo | À presente monografia propus-me a estudar e refletir sobre o movimento Escola Sem Partido e a luta político-ideológica presente em seu discurso. Através de um olhar etnográfico e por meio da descrição densa proposta por Geertz, diante de um sujeito ativo na escrita e pesquisa, aprofundei-me em um campo predominantemente digital, bem como às falas daqueles que se posicionam contra e a favor do projeto, e das mudanças legislativas por ele proposta. Ademais, valendo-me de conceito de poder em Foucault, analisei as disputas discursivas em torno do movimento e as formas de resistência assim criadas. Não fora pretensão do trabalho monográfico estabelecer um conceito qualificativo do movimento, mas sim entender sua trajetória e expor os principais argumentos daqueles que, tanto o fazem tornar realidade, como os que criticam. Em um contexto atual político conturbado do país, percebe-se que não só esses agentes acabam por preferir o discurso de ódio, como ainda, acabam por negligenciar muitos pontos em comum que poderiam desenvolver as argumentações. Por fim, foi realizada a análise de como as palavras possuem significados convenientes à adesão para cada um dos lados, e a exposição de que não há definições exatas, mas sim circunstanciais aos termos mais utilizados em suas propostas. Diante da importância do debate pautado em direitos fundamentais, em cheque na realidade educacional brasileira, ressalta a presente monografia a seriedade da liberdade e do livre discurso para o crescimento do sistema como um todo, bem como a necessidade de trabalhar e discutir um movimento tão controverso. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::SOCIOLOGIA JURIDICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::ANTROPOLOGIA JURIDICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NPBFerreira.pdf | 592.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.