Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/7159
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | “Programa Escola Sem Partido” e a mudança legislativa: uma análise das estratégias de luta e concepções político-jurídicas |
Autor(es)/Inventor(es): | Ferreira, Nathalia Pompeu Bezerra |
Orientador: | Lois, Cecília Caballero |
Resumo: | À presente monografia propus-me a estudar e refletir sobre o movimento Escola Sem Partido e a luta político-ideológica presente em seu discurso. Através de um olhar etnográfico e por meio da descrição densa proposta por Geertz, diante de um sujeito ativo na escrita e pesquisa, aprofundei-me em um campo predominantemente digital, bem como às falas daqueles que se posicionam contra e a favor do projeto, e das mudanças legislativas por ele proposta. Ademais, valendo-me de conceito de poder em Foucault, analisei as disputas discursivas em torno do movimento e as formas de resistência assim criadas. Não fora pretensão do trabalho monográfico estabelecer um conceito qualificativo do movimento, mas sim entender sua trajetória e expor os principais argumentos daqueles que, tanto o fazem tornar realidade, como os que criticam. Em um contexto atual político conturbado do país, percebe-se que não só esses agentes acabam por preferir o discurso de ódio, como ainda, acabam por negligenciar muitos pontos em comum que poderiam desenvolver as argumentações. Por fim, foi realizada a análise de como as palavras possuem significados convenientes à adesão para cada um dos lados, e a exposição de que não há definições exatas, mas sim circunstanciais aos termos mais utilizados em suas propostas. Diante da importância do debate pautado em direitos fundamentais, em cheque na realidade educacional brasileira, ressalta a presente monografia a seriedade da liberdade e do livre discurso para o crescimento do sistema como um todo, bem como a necessidade de trabalhar e discutir um movimento tão controverso. |
Palavras-chave: | Sociologia do Direito Antropologia jurídica Movimento Escola Sem Partido Educação Doutrinação Poder do discurso Liberdades constitucionais no ambiente escolar Legal Sociology Legal Anthropology Escola Sem Partido Movement Education Indoctrination Power of speech Constitutional and civil freedoms at the school environment |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::SOCIOLOGIA JURIDICA CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::ANTROPOLOGIA JURIDICA |
Unidade produtora: | Faculdade Nacional de Direito |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Dez-2017 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | FERREIRA, Nathalia Pompeu Bezerra. “Programa Escola Sem Partido” e a mudança legislativa: uma análise das estratégias de luta e concepções político-jurídicas. 2017. 95 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece nas coleções: | Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NPBFerreira.pdf | 592.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.