Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/7169
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Implementação computacional do controle automático da geração em sistemas de potência na ferramenta simuligth
Autor(es)/Inventor(es): Rios, Ubaldo Roman
Tutor: Taranto, Glauco Nery
Tutor : Rodriguez, Jorge Isaac Rodriguez
Resumen: Este trabalho descreve a implementação da malha de controle secundário em sistemas elétricos de potência, denominado Controle Automático de Geração (CAG), este controle busca restabelecer a frequência do sistema ao seu valor padrão através de controle de carga-frequência. Para realização das simulações foi utilizado o Simulador de Redes Elétricas com Geração Distribuída Simulight, desenvolvida pela COPPE/UFRJ. Para a viabilização do controle proposto, os modelos de alguns dos equipamentos forma modificados. A análise utilizou primeiramente um sistema de pequeno porte (com potência de 16 barras), separado em duas áreas, cada uma com uma unidade geradora e posteriormente utilizando uma configuração com 1005 barras do sistema brasileiro. Após a implementação foram realizadas várias simulações de forma a realizar uma comparação dos resultados com e sem regulação secundária, assim como a influência do intercâmbio entre as duas áreas de controle.
Materia: Sistemas elétricos de potência
Eficiência energética
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::MEDICAO, CONTROLE, CORRECAO E PROTECAO DE SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jun-2010
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Elétrica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monopoli10000669.pdf3.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.