Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7169
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Implementação computacional do controle automático da geração em sistemas de potência na ferramenta simuligth
Autor(es)/Inventor(es): Rios, Ubaldo Roman
Orientador: Taranto, Glauco Nery
Coorientador: Rodriguez, Jorge Isaac Rodriguez
Resumo: Este trabalho descreve a implementação da malha de controle secundário em sistemas elétricos de potência, denominado Controle Automático de Geração (CAG), este controle busca restabelecer a frequência do sistema ao seu valor padrão através de controle de carga-frequência. Para realização das simulações foi utilizado o Simulador de Redes Elétricas com Geração Distribuída Simulight, desenvolvida pela COPPE/UFRJ. Para a viabilização do controle proposto, os modelos de alguns dos equipamentos forma modificados. A análise utilizou primeiramente um sistema de pequeno porte (com potência de 16 barras), separado em duas áreas, cada uma com uma unidade geradora e posteriormente utilizando uma configuração com 1005 barras do sistema brasileiro. Após a implementação foram realizadas várias simulações de forma a realizar uma comparação dos resultados com e sem regulação secundária, assim como a influência do intercâmbio entre as duas áreas de controle.
Palavras-chave: Sistemas elétricos de potência
Eficiência energética
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::MEDICAO, CONTROLE, CORRECAO E PROTECAO DE SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10000669.pdf3.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.