Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/718
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Propaganda e web convergência: a busca pela interatividade e geração de conteúdo colaborativo em campanhas publicitárias brasileiras contemporâneas de âmbito nacional
Author(s)/Inventor(s): Cirigliano, Flávia da Rocha
Advisor: Serpa, Marcelo Helvecio Navarro
Abstract: Estudo sobre propagandas e web convergência, analisando a busca pela interatividade e a geração de conteúdo colaborativo por parte do consumidor, em campanhas publicitárias brasileiras, de âmbito nacional, veiculadas no primeiro semestre de 2007. A partir da conceituação dos termos “ciberespaço”, “interatividade”, “propaganda”, “comunicação integrada de marketing”, e “CGM (Consumer Generated Media )”, aliada a uma breve descrição do histórico da Internet no Brasil e da definição da perspectiva futura de advento da web 2.0, são apresentados dois estudos de caso “Personagens”, do HSBC, e “Verdades sobre o Gol”, da Volkswagen – e, por meio deles, identificadas as maneiras como essa estratégia de propaganda está sendo desenvolvida e utilizada por diferentes ramos do varejo brasileiro e quais são as expectativas dos criativos e anunciantes em relação aos resultados de vendas e recall, especificamente no momento contemporâneo.
Keywords: Propaganda
Publicidade
Ciberespaço
Internet
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-Nov-2007
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CIRIGLIANO, Flávia da Rocha. Propaganda e web convergência: a busca pela interatividade e geração de conteúdo colaborativo em campanhas publicitárias brasileiras contemporâneas de âmbito nacional. 2007. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FCirigliano.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.