Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/7199
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Afeto composto / diálogos entre matéria e a memória familiar
Autor(es)/Inventor(es): Portella, Bruno C
Tutor: Pires, Julie de Araujo
Resumen: O projeto pretende investigar, através de um processo recursivo de registros visuais, o espaço dimensional e temporal e o processo de transformação energética entre a materialidade de objetos relicários familiares e a imaterialidade do espaço afetivo memorial, buscando entender o processo de decomposição e recomposição orgânica e poética entre eles. Tudo isso se imprime e se apoia em cima do próprio contexto afetivo familiar do autor, através da documentação livre de uma série de objetos pessoais com uma enorme carga afetiva, ao mesmo tempo que estão sujeitos aos processos naturais ou artificiais que geram um desgaste, ou uma decomposição, que em sí expõem o estado orgânico desses objetos e suas relações, e os colocam em um papel-chave entre vida e morte. Através desse espaço, o autor explora os desdobramentos possíveis de conexão com esses membros familiares na busca de uma ruptura das micropolíticas existentes no âmbito familiar, gerando performances de confronto, que dialogam com os conceitos de memória, família e matéria, em busca de uma conexão não velada. Para que isso ocorra, o estudo pretende funcionar como um artifício de retomada do corpo e da memória. É através do processo de decomposição orgânica de frutas que o autor cria um corpo quase parasita, que penetra os objetos relicários e detentores da memória familiar e, num processo recorrente que dialoga entre a vida e a morte desse corpo, agrega novas marcas e formas de maneira exposta e passível ao tempo.
Materia: Registros visuais
Transformação
Familiares
Memorial
Decomposição
Recomposição
Poética
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PORTELLA, Bruno C. Afeto composto / diálogos entre matéria e a memória familiar. 2018. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2018.
Aparece en las colecciones: Comunicação Visual - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BPortella.pdf2.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.