Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/719
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dc.contributor.advisorBarros, Sebastião Amoêdo de-
dc.contributor.authorSerra, Leila Medeiros-
dc.date.accessioned2016-08-23T14:42:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:58Z-
dc.date.issued2007-11-15-
dc.identifier.citationSERRA, Leila Medeiros. Do impresso ao digital: marketing no Second Life. 2007. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/719-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMídia eletrônicapt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleDo impresso ao digital: marketing no Second Lifept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9348394251309785pt_BR
dc.contributor.referee1Gallotti, Luiz Solon Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1822664013296488pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Claudete Lima da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3297000216106768pt_BR
dc.description.resumoAnálise das transformações decorrentes da era do impresso à era do digital e apresentação do mundo virtual Second Life. Estudo das relações de consumo presentes neste admirável mundo novo e das particularidades que o caracterizam como ferramenta de marketing apropriada ao cenário atual. Modelos mercadológicos utilizados pelas empresas no Second Life e comparação entre práticas adotadas pelo marketing tradicional e pelo digital. Breve histórico da evolução do marketing clássico e da ascensão do consumidor como centro estratégico das empresas. Estudo de como a aceleração das mudanças socioeconômicas torna o marketing baseado em grupos de referência ineficiente. Proposta de uma nova abordagem, na qual o consumidor deixa o centro dos estudos e uma visão mais ampla do consumo é adotada. Em vez de considerar o consumidor isoladamente, prioriza-se a interpretação dos processos de consumo no qual mercado, consumidor e empresas participam e interagem em pontos de encontro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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