Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/7226
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O processo de mediação e a mediação na dogmática jurídica brasileira
Autor(es)/Inventor(es): Provenzano, Lívia Wanderley
Tutor: Santana, Marilson dos Santos
Resumen: O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância de se buscar a solução de conflitos de forma consensual, mais especificamente através da mediação, em composição com a via jurisdicional. Com efeito visível na redução das demandas do judiciário, o incentivo às partes para atingir por si próprias uma solução favorável a todos os envolvidos em um conflito, garante não só uma medida mais adequada para resolver a causa , mas também favorece um relacionamento futuro positivo entre as parte. Serão apresentados o conceito, as características, as etapas e técnicas de mediação, bem como uma tentativa de comparar os conceitos fundamentais do processo de mediação com o disposto sobre o tema em alguns autores da dogmática processual do Direito brasileiro. Com isto, quer-se aproximar e diferenciar a base normativa e normativista adotada atualmente no campo jurídico brasileiro com a perspectiva de Christopher W. Moore sobre o processo de mediação bem próxima do modelo americano e utilizado por mediadores fora da área do direito.
Materia: Mediação de conflitos
Solução consensual
Mediador
Conflict mediation
Consensual solution
Mediator
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PROVENZANO, Lívia Wanderley. O processo de mediação e a mediação na dogmática jurídica brasileira. 2018. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LWProvenzano.pdf299.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.