Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7248
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Geotecnia Submarina da Região dos Cânions da Margem Continental da Bacia de Campos: Análise de Dados Sísmicos e de Estabilidade de Taludes
Autor(es)/Inventor(es): Afonso, Danielle Scherer
Orientador: Castro, João Wagner de Alencar
Resumo: Para a implantação de projetos da indústria de petróleo offshore é necessária uma avaliação do fundo marinho. A ocorrência de feições geomorfológicas instáveis pode comprometer quaisquer estruturas de engenharia, podendo gerar riscos financeiros, ambientais e humanos. Estruturas como cânions submarinos são grandes indicativos de instabilidade no talude continental, gerando grande movimentação de massa. A avaliação destas incisões requer um estudo geológico-geomorfológico detalhado, com análises de morfometria das incisões e interpretações sísmicas da geologia recente. A geração de um mapa de risco geotécnico é fundamental para a avaliação final das áreas mais propícias a movimentos de massa. O presente estudo trata-se de um passo inicial para a avaliação destas estruturas indicando áreas mais vulneráveis a acidentes geológicos da região do talude continental da Bacia de Campos. Para isto foi realizada uma avaliação morfométrica de 4 (quatro) incisões submarinas, avaliando sua extensão, largura, profundidade, declividade e instabilidade geotécnica a partir de estruturas de escorregamentos antigos. Com o resultado destas avaliações foi gerado um mapa de risco geotécnico de instabilidade no talude continental da Bacia de Campos. Para a confecção deste trabalho foram avaliados dados sísmicos e modelo digital de elevação georreferenciado para melhor descrição morfométrica das incisões.
Palavras-chave: Geotecnia Submarina
Cânions Submarinos
Análise de Dados Sísmicos
Instabilidade de Taludes
Bacia de Campos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA::PETROLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFONSO, D.S.pdf3.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.