Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/7271
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Negritude no Brasil: a história do direito de palmares às senzalas urbanas
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Caroline Scanci da
Tutor: Berner, Vanessa Oliveira Batista
Resumen: O trabalho analisa, por meio de pesquisa bibliográfica, de que maneira os quilombos impulsionaram práticas interpessoais e institucionais por parte da branquitude, que instrumentalizou o Direito para a manutenção e atualização das hierarquias e privilégios raciais. Por outro lado, investigo que, para além de condicionar a elaboração de leis e julgamentos de ações judiciais, a resistência quilombola foi capaz de criar possibilidades de experimentação da igualdade, liberdade e solidariedade para mulheres e homens negros que o Direito, com todas as suas limitações estruturais, não tem sido capaz de concretizar. Assim, a partir de estudos sobre as relações raciais no Brasil, pretendo avaliar as rupturas, silenciamentos, ressignificações e extermínios que permeiam a relação entre os quilombos e o Direito, desde o agrupamento de africanos escravizados fugidos no Brasil colônia até as experiências dos movimentos negros contemporâneos, sem, contudo, pretender esgotar a temática ou tratá-la exaustivamente, o que diante das limitações desse trabalho, não seria possível.
Materia: História do direito
Quilombos
Racismo
Teoria Crítica da Raça
History of Law
Racism
Critical race theory
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::HISTORIA DO DIREITO
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Caroline Scanci da. Negritude no Brasil: a história do direito de palmares às senzalas urbanas. 2018. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CSSilva.pdf442.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.