Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7333
Tipo: Tese
Título: Uso de instrumentos da gestão do risco de cheias como ferramenta no planejamento urbano
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Gabrielly Cristhiane Oliveira e
Orientador: Gomes Miguez, Marcelo
Resumo: Historicamente, os problemas associados a enchentes nas áreas urbanas foram imputados, principalmente, ao excesso de chuvas – diminuindo a importância dos efeitos provocados pelas ações humanas – e as soluções para tais problemas focavam somente no aumento da capacidade de escoamentos dos rios e canais. Procurando um caminho alternativo para mitigar esta situação, buscou-se uma integração entre planejamento e projeto em drenagem urbana e planejamento urbano e ordenamento territorial nos municípios, uma vez que o uso do solo é determinante para geração de escoamentos superficiais, bem como o ambiente urbano é o recebedor dos danos provocados pelas inundações. O objetivo desta Tese é promover a integração de técnicas de gestão do risco de cheias como um instrumento tecnológico a ser utilizado no planejamento urbano, visando orientações para o uso e ocupação do solo com menor risco. Trabalhou-se com a identificação e avaliação da vulnerabilidade urbana frente aos processos de cheias (por meio de um índice multicritério construído ao longo da pesquisa), com um diagnóstico das cheias via modelagem matemática e também com a legislação urbana e ambiental vigentes e a proposição de adaptações no planejamento de uso do solo. Um caso de estudo, na cidade de Cuiabá (Mato Grosso), foi desenvolvido para avaliação e teste da metodologia proposta, buscando validar a importância de fundamentar o planejamento urbano em bases técnicas que respeitem a capacidade do ambiente urbanizado, como forma de melhor gerir a cidade, buscando uma coexistência mais harmoniosa com os riscos das cheias.
Resumo: Historically, the problems associated with flooding in urban areas were mainly attributed to excessive rainfall – reducing the importance of the effects caused by human actions – and the solutions to such problems focused on engineering works aimed at increasing the drainage capacity of the rivers and canals. Looking for an alternative way to mitigate this situation, the researchers began to investigate the relationship between planning and design in urban drainage and urban planning and territorial ordering in the municipalities, once land use is determinant in the relation of generating superficial flows, as well as the built environment is the receiver of the losses produced by the inundation. The objective of this thesis is to promote the integration of techniques regarding flood risk management as a practical tool to be used in urban planning, aiming to orient land occupation in a less risky way. We worked with the identification and evaluation of the urban vulnerability in what regards flood processes (using a multi-criteria index constructed throughout this research), with a flood diagnosis using a mathematical modeling and also with the current urban and environmental legislation and the proposition of modifications to adapt the land use planning. A case study was carried out in the Cuiabá city (Mato Grosso) to assess and test the behavior of the methodological approach proposed; intending to validate the importance of supporting urban planning with technical bases that take into account and respect the carrying capacity of the urban environment, as a way to better manage the city, seeking a more harmonious coexistence with flood risks.
Palavras-chave: Vulnerabilidade
Inundações
Águas urbanas
Avaliação de risco
Planejamento urbano
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ENGENHARIA HIDRAULICA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

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