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http://hdl.handle.net/11422/7349
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Avaliação de vida útil à fadiga em ponte mista aço-concreto considerando o espectro de veículos reais |
Autor(es)/Inventor(es): | Toledo, Raissa Laubenbacher Sampaio de |
Orientador: | Pfeil , Michèle Schubert |
Resumo: | As variações de tensão causadas pela passagem dos veículos em pontes executadas com perfis de aço promovem danos que se acumulam neste material, podendo levar à ocorrência de fraturas por fadiga, especialmente em juntas soldadas. A verificação da segurança à fadiga, indicada pelas normas de projeto, considera a variação de tensões provocada pela passagem de um veículo padrão a ser limitada pela variação de tensões calculada pela curva S-N correspondente ao detalhe considerado em função do número de ciclos de carregamento esperado durante a vida útil da estrutura. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise da vida útil à fadiga de uma ponte mista em aço-concreto segundo o critério normativo e também levando em consideração o espectro de veículos que circulam nas rodovias federais brasileiras. Para o cálculo dos esforços solicitantes produzidos, utiliza-se um modelo numérico tridimensional constituído de elementos de placa e de pórtico. A determinação do dano causado pelas variações de tensões é feita segundo a regra de Palmgren-Miner e utilizando-se as curvas S-N. |
Palavras-chave: | Ponte mista aço-concreto Fraturas por fadiga |
Assunto CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Unidade produtora: | Escola Politécnica |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Fev-2011 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Engenharia Elétrica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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