Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/7391
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Um estudo de análise técnico-econômica do uso de aquecedores solares para aquecimento de água no setor residencial da região sudeste do Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Faria, Glaucio Vinicius Ramalho
Tutor: Nascimento, Jorge Luiz do
Tutor : Cohen, Claude Adélia Moema Jeanne
Resumen: Este trabalho faz uma análise da viabilidade técnico-econômica para a implementação de aquecedores solares, no setor residencial, na região Sudeste do Brasil. Baseando-se em ampla pesquisa de campo, realizada em 2005, onde foram obtidos dados de hábitos de uso e posse de chuveiros elétricos, foram calculados os consumos médios de eletricidade para aquecimento de água, por domicílio e faixa de renda familiar. Com isso, projetou-se um cenário de redução do consumo, até o ano de 2030, com base nas tendências atuais do mercado de aquecedores solares no Brasil. A partir de variáveis, como custos dos aquecedores solares e eco-nomia anual de eletricidade, foram determinados os períodos médios de retorno de possíveis investimentos em aquecimento solar em cada faixa de renda familiar. Assim, projetou-se um segundo cenário, onde se estima um potencial máximo de redução de consumo, identificando as principais barreiras que impedem a implementação abrangente de aquecedores solares na região Sudeste e sugerindo medidas para que parte deste potencial seja alcançado.
Materia: Aquecedores solares
Técnico-econômico
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2007
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia de Petróleo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monopoli10001306.pdf785.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.