Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7452
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Como nasceram as estrelas: livro interativo analógico como auxílio para dificuldades de aprendizagem
Autor(es)/Inventor(es): Marins, Jéssica Marques
Orientador: Ponte, Raquel Ferreira da
Resumo: Este projeto visa contribuir para a experiência de aprendizado de crianças na pós alfabetização. Explora em sua pesquisa a aprendizagem multissensorial por meio de um produto impresso e interativo, visando o melhor aproveitamento para crianças com dificuldades de aprendizagem. Para tal, foi elaborado um livro com diversas ilustrações e interações que tornam o leitor um coautor ao pedir sua participação para que a narrativa ocorra. Foram utilizados recursos que pudessem captar a atenção da criança ao impressioná-la desde a capa até o miolo, ajudando desta forma na compreensão do conteúdo textual. O principal objetivo foi minimizar o medo que crianças em geral tem ao encontrar um texto com mais conteúdo para interpretar, criando um vínculo de diversão e não de obrigatoriedade. A pesquisa de campo foi desenvolvida com crianças auxiliadas pelo projeto ELO (Escrita, Leitura e Oralidade), tendo assim alguma dificuldade de aprendizagem, a fim de incluí-las em uma sociedade leitora. Porém este trabalho poderá contribuir para a experiência de diversas crianças fora deste contexto.
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem
Dificuldades de leitura
Design Social
Design de Interação
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MARINS, Jéssica Marques. Como nasceram as estrelas: livro interativo analógico como auxílio para dificuldades de aprendizagem. 2018. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Comunicação Visual - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMarins.pdf2.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.