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dc.contributor.advisorMaia, Nelly Aleotti-
dc.contributor.authorFerreira, Sueli da Costa-
dc.date.accessioned2019-04-29T22:02:33Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:57Z-
dc.date.issued1992-12-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7548-
dc.description.abstractThe study concerns the importance of the students autoknowledge for the sake of self-achievement. It deals with the presentation of a teaching experience which was developed in five high junior schools in Rio de Janeiro Country with teenagers students. Theoretical support is based on philosophical and educational concepts which come not only from humanism and existencialism but psycho-didactical pressupositions as well as specifically lead to the teaching centralized in the student, according to Carl Rogers learning theory.The analysis of the subjects’opinions - the teenagers students - reveals the way on how the worting skill in Portuguese Language becomes a good and pleasant self exercise - when the students have freedom to create. It also shows us that not always "a pattern failure" means "a content failure". In truth, as the students are led to learn in liberty they will be able to think and write with coherence and criativity.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleLíngua portuguesa: um pretexto para o exercício do ser em liberdadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6586132360344108pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Balina Bello-
dc.contributor.referee2Gomes, Márcia Magalhães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7042489568448151pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo se refere a importância – especificamente, para o aluno – da busca do autoconhecimento, para a conquista da auto-realização. Trata-se da apresentação de um trabalho realizado no campo da Língua Portuguesa, com alunos adolescentes de 5ª a 8ª série de cinco escolas públicas municipais. A fundamentação teórica subjacente ao trabalho, alvo do estudo, envolve pressupostos filosófico-educacionais inspirados no humanismo-existencialismo, bem como pressupostos psico-didáticos que, essencialmente, remetem ao ensino centrado no aluno – concepção de Carl Rogers. O estudo revela, através da palavra dos sujeitos envolvidos como, efetivamente, a Língua Portuguesa se torna um pretexto para o exercício do ser em liberdade, evidenciando-se como “deficiência de forma” não implica, necessariamente, “deficiência de conteúdo”– o aluno, em condições favoráveis de aprendizagem, com liberdade, consegue pensar e redigir com coerência, com lógica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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