Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/7690
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O "cheirinho" da Melissa: o aroma como estímulo sensorial e seus efeitos no comportamento do consumidor
Author(s)/Inventor(s): Bardanachvili, Julia Graça
Advisor: Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos
Abstract: Este trabalho tem como objetivo entender de que forma o aroma da marca de sapatos Melissa, presente tanto no ambiente de loja quanto nos produtos, interfere no comportamento do consumidor. Por meio da etnografia, observou-se, durante o mês de outubro de 2017, a conduta das pessoas que entravam em lojas da Melissa previamente selecionadas e percebeu-se que o cheiro ambiente é um estímulo sensorial que incentiva as pessoas a se envolverem com os modelos, tocando-os, experimentando-os, cheirando-os e testando seu conforto, de modo que se atribua uma forma concreta ao aroma. Para a realização do estudo etnográfico, fez-se uma revisão bibliográfica, que englobou as temáticas do comportamento do consumidor, do marketing de varejo e do marketing sensorial e olfativo, possibilitando conectar as teorias apresentadas com os resultados obtidos após a pesquisa. Notou-se que fatores como cultura, subcultura, classe social, família, grupos de referência, crenças e atitudes, valores, personalidade, estilo de vida, dentre outros, somados à experiência vivida no varejo físico, que se utiliza de estímulos sensoriais para despertar emoções e lembranças nas pessoas, são os principais elementos que influenciam no comportamento do consumidor.
Keywords: Análise sensorial
Marketing
Olfato
Comportamento do consumidor
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Dec-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BARDANACHVILI, Julia Graça. O "cheirinho" da Melissa: o aroma como estímulo sensorial e seus efeitos no comportamento do consumidor. 2017. 134 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jbardanachvili.pdf1,68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.