Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/7733
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O artista analógico na era digital: um ensaio sobre a pertinência do processo analógico na era digital
Autor(es)/Inventor(es): Dutra, Lucca Silva
Tutor: Azambuja Rodrigues, Carlos de
Resumen: Este projeto de conclusão de curso de graduação tem como objetivo, observar e analisar a realidade dos artistas que ainda hoje, em pleno 2018, se utilizam de processos analógicos dentro do seu desenvolvimento de projeto. Tentar entender o que os motiva e o que move pessoas a executarem processos muitas vezes demorados, custosos e arriscados mesmo com todas as facilidades oferecidas pelo mundo digital. O projeto visa a troca de experiências com estes artistas e profissionais com o intuito de enriquecer processos de desenvolvimento de projetos gráficos através da comparação e do desenvolvimento de cada indivíduo em sua área. Por isso, este trabalho objetiva não apenas a saída final do projeto, mas como o analógico se insere dentro dos pequenos detalhes do desenrolar de cada profissional. A análise parte do analógico como processo de pesquisa, se seguindo do processo de desenvolvimento e finalmente o processo de entrega de um trabalho. O projeto conta com material captado em diferentes mídias, do super8 ao 4k passando pelos registros de pesquisa de campo e imagens de apoio produzidas em VHS. Além de experimentos gráficos produzidos com filmes de 16mm e projetores. O objetivo é conseguir um recorte visual da diversidade de natureza das imagens captadas. Acentuar contrastes e amenizar diferenças. Tentar criar um juízo de valor não apenas baseado na quantidade de pixels por polegada ou tamanho da imagem, mas sim baseado em linguagem adotada e adequação a proposta.
Materia: Processos analógicos
Projetos gráficos
Design
Arte
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : DUTRA, Lucca Silva. O artista analógico na era digital: um ensaio sobre a pertinência do processo analógico na era digital. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Comunicação Visual - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LDutra.pdf1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.