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dc.contributor.advisorBelchior, Carlos Rodrigues Pereira-
dc.contributor.authorCristo, Bruno Elias Bento de-
dc.date.accessioned2019-05-06T18:00:15Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:20Z-
dc.date.issued2017-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7761-
dc.description.abstractThis work presents a computational study about the effects of the application of hydrogen as complementary fuel to gasoline and ethanol in a spark ignition engine, verifying the modifications of the engine performance parameters. In the research a numerical study was carried out, adopting a quasi-dimensional model for a combustion, simulating the engine operation for equivalence ratios of the mixture air/fuel in λ=1,00; 1,07 e 1,14. Using experimental data from the literature, the fraction of hydrogen used, which was produced in electrolysis process together with oxygen gas in the proportion of 2:1, represented 1.27% of the total volume of air admitted to engine operating at 840 rpm and 0.38% for rotation of 1400 rpm. Using the AVL Boost® software, the effects of the addition of hydrogen were analyzed, where a reduction in the duration of combustion and higher rates of heat release was observed, increasing the thermal efficiency of the engine, as well as it was verified increase peak pressure in the cylinder and the IMEP. It was concluded that the higher speed of the combustion process acquired by the addition of hydrogen allows spark ignition engines to operate with air/fuel blends impoverished, returning in reduction of specific fuel consumption.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectMotores de ignição por centelhapt_BR
dc.subjectHidrogêniopt_BR
dc.titleAnálise dos parâmetros de desempenho de um motor de ignição por centelha operando com gasolina ou etanol com adição de hidrogêniopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4834002197551287pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Hanriot, Sérgio de Morais-
dc.contributor.referee1Valente, Osmano Sousa-
dc.contributor.referee2Colaço, Marcelo José-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo computacional sobre os efeitos da aplicação de hidrogênio como combustível complementar à gasolina e ao etanol, em um motor de ignição por centelha, verificandoalterações nos parâmetros deesempenho do motor. Na pesquisa foi realizado um estudo numérico, adotando um modelo quasidimensional para a combustão, simulando a operação do motor para as razões de equivalência da mistura ar/combustível em λ igual a 1,00; 1,07 e 1,14. Utilizando dados experimentais da literatura, a fração do hidrogênio utilizado, que foi produzido no processo de eletrólise em conjunto com gás oxigênio na proporção de 2:1, representou 1,27% do volume total de ar admitido para o motor operando em 840 rpm e 0,38% para rotação de 1400 rpm. Através da simulação termodinâmica, utilizando o software AVL Boost® , foram analisados os efeitos da adição do hidrogênio. Verificou-se uma redução na duração da combustão e maiores taxas de liberação de calor, aumentando a eficiência térmica do motor, assim como um aumento no pico de pressão no cilindro e do IMEP. Concluiu-se que a maior velocidade do processo de combustão adquirida pela adição do hidrogênio permite aos motores de ignição por centelha operar com misturas ar/comb. empobrecidas, retornando em redução do consumo específico de combustível.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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