Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/7761
Especie: Dissertação
Título : Análise dos parâmetros de desempenho de um motor de ignição por centelha operando com gasolina ou etanol com adição de hidrogênio
Autor(es)/Inventor(es): Cristo, Bruno Elias Bento de
Tutor: Belchior, Carlos Rodrigues Pereira
Tutor : Hanriot, Sérgio de Morais
Resumen: Este trabalho apresenta um estudo computacional sobre os efeitos da aplicação de hidrogênio como combustível complementar à gasolina e ao etanol, em um motor de ignição por centelha, verificandoalterações nos parâmetros deesempenho do motor. Na pesquisa foi realizado um estudo numérico, adotando um modelo quasidimensional para a combustão, simulando a operação do motor para as razões de equivalência da mistura ar/combustível em λ igual a 1,00; 1,07 e 1,14. Utilizando dados experimentais da literatura, a fração do hidrogênio utilizado, que foi produzido no processo de eletrólise em conjunto com gás oxigênio na proporção de 2:1, representou 1,27% do volume total de ar admitido para o motor operando em 840 rpm e 0,38% para rotação de 1400 rpm. Através da simulação termodinâmica, utilizando o software AVL Boost® , foram analisados os efeitos da adição do hidrogênio. Verificou-se uma redução na duração da combustão e maiores taxas de liberação de calor, aumentando a eficiência térmica do motor, assim como um aumento no pico de pressão no cilindro e do IMEP. Concluiu-se que a maior velocidade do processo de combustão adquirida pela adição do hidrogênio permite aos motores de ignição por centelha operar com misturas ar/comb. empobrecidas, retornando em redução do consumo específico de combustível.
Resumen: This work presents a computational study about the effects of the application of hydrogen as complementary fuel to gasoline and ethanol in a spark ignition engine, verifying the modifications of the engine performance parameters. In the research a numerical study was carried out, adopting a quasi-dimensional model for a combustion, simulating the engine operation for equivalence ratios of the mixture air/fuel in λ=1,00; 1,07 e 1,14. Using experimental data from the literature, the fraction of hydrogen used, which was produced in electrolysis process together with oxygen gas in the proportion of 2:1, represented 1.27% of the total volume of air admitted to engine operating at 840 rpm and 0.38% for rotation of 1400 rpm. Using the AVL Boost® software, the effects of the addition of hydrogen were analyzed, where a reduction in the duration of combustion and higher rates of heat release was observed, increasing the thermal efficiency of the engine, as well as it was verified increase peak pressure in the cylinder and the IMEP. It was concluded that the higher speed of the combustion process acquired by the addition of hydrogen allows spark ignition engines to operate with air/fuel blends impoverished, returning in reduction of specific fuel consumption.
Materia: Engenharia mecânica
Motores de ignição por centelha
Hidrogênio
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
Unidade de producción: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jun-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Mecânica

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