Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7900
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Susceptibilidade a fragilização pelo hidrogênio em tubos de aço inoxidável super duplex UNS S32750 sob tensão mecânica
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Bruno Raphael de Souza
Orientador: Santos, Dilson Silva dos
Coorientador: Araújo , Leonardo Sales
Resumo: Os aços inoxidáveis super duplex são uma boa escolha de material quando se necessita de resistência a ambientes agressivos, devido principalmente,além da excelente resistência à corrosão e alta resistência mecânica. Apesar disto, quando expostos a meios agressivos,utilizam a proteção catódica como forma de garantir a sua integridade em serviço. Neste caso, as estruturas ficam susceptíveis ao fenômeno de trincamento sob tensão induzido pelo hidrogênio. Neste estudo foi investigado a fragilização pelo hidrogênio em tubos de aço inoxidável super duplex de denominação UNS S32750,carregados catodicamente sob tensão mecânica durante 160 horas em solução de 3,5% NaCl,utilizando diferentes correntes catódicas em cada amostra. Foram utilizados tubos nas condições como recebido e como soldado. Após a hidrogenação, os corpos de provas foram submetidos imediatamente ao ensaio de tração uniaxial para avaliar como o hidrogênio inserido na microestrutura do material afeta as suas propriedades mecânicas. As microestruturas foram analisadas utilizando-se microscópio ótico e microscópio eletrônico de varredura. Foram também analisadas as fases presentes no material, em ambas as condições, por difratometria de raios-X. Através do ensaio de polarização foram realizadas as curvas anódica e catódica do material em solução de 3,5% NaCl. A superfície de fratura obtida após os ensaios de tração foram analisadas macroscopicamente e microscopicamente. Os resultados experimentais indicaram que as perdas de propriedades mecânicas são mais acentuadas nos tubos de aço inox super duplex que foram hidrogenados através de maiores correntes de proteção catódica, principalmente para as amostras na condição soldada.
Palavras-chave: Aço inoxidável super duplex;
Fragilização;
Hidrogênio
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Metalúrgica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10003413.pdf8.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.