Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/7924
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O trabalhador idoso: previdência social e o retorno para o mercado de trabalho
Autor(es)/Inventor(es): Mafra, Francinilde Ferreira
Tutor: Coelho, Marilene Aparecida
Resumen: Analisa, de forma aproximativa, os impactos das transformações no mundo do trabalho no contexto da reestruturação produtiva e do neoliberalismo sobre o trabalhador idoso, no que diz respeito à previdência social e a sua inserção no mercado de trabalho. Para desenvolver o estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica e buscou-se os dados sobre a política salarial no Brasil e o mercado de trabalho nas bases de dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Desta forma, o conteúdo do trabalho está organizado em dois capítulos. O primeiro capítulo aborda os fundamentos ontológicos do trabalho. Buscou-se apresentar um breve contexto histórico sobre o trabalho. No segundo capítulo procurou-se analisar a realidade do trabalhador idoso: previdência social em relação aos seus direitos previdenciários e problematizou-se a necessidade de seu retorno para o mercado de trabalho. Observou-se ao final deste estudo a importância de se aprofundar o conhecimento sobre a realidade do trabalhador idoso uma vez que as medidas neoliberais atingem os seus direitos trabalhistas/previdenciários, ocorrendo à retração destes direitos. Em decorrência destas medidas e, sobretudo, da crescente acumulação da riqueza nas mãos de poucos, ocorre a necessidade dos trabalhadores aposentados, fundamentalmente, com baixa renda, retornarem ou permanecerem no mercado de trabalho.
Materia: Políticas públicas
Previdência social
Aposentadoria
Idosos
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO TRABALHO
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MAFRA, Francinilde Ferreira. O trabalhador idoso: previdência social e o retorno para o mercado de trabalho. 2015. 90 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FFMafra.pdf643.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.