Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7939
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Humanize: uma campanha contra a objetificação feminina
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Patrícia Domingues Silva de
Orientador: Ponte, Raquel Ferreira da
Resumo: Este projeto, de cunho social, busca desenvolver a identidade visual para uma campanha que conscientize homens na faixa dos 15 aos 25 anos sobre a individualidade e humanidade das mulheres, desestimulando sua objetificação e incentivando o respeito a elas como pessoas. O fato de que o fenômeno da objetificação ocorre no mundo ocidental de forma frequente e repetitiva faz com que sua existência se naturalize no dia a dia das pessoas e as impeça de perceber suas inúmeras consequências catastróficas. Entre elas, podem ser citadas: depressão, transtornos alimentares, menor prazer sexual, assédios, estupros, entre outros. A mídia tem o papel de veicular e disseminar essas imagens, e por isso se torna grande responsável pela permanência desses estereótipos. Desse modo, a própria mídia será utilizada como um dos caminhos para divulgação da campanha, podendo ser física ou digital. A campanha terá caráter didático e fará uso de métodos do design thinking, mais especificamente de grupos focais, que serão utilizados como ferramenta de pesquisa e geração de ideias. Um dos diferenciais é que parte do projeto atuará em redutos masculinos, aonde é mais provável que ocorram situações que objetificam a mulher. Fazendo uso de uma linguagem informal, acessível e direta, o objetivo se torna desconstruir para educar e gerar empatia.
Palavras-chave: Design social
Objetificação feminina
Design thinking
Empatia
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARVALHO, Patrícia Domingues Silva de. Humanize: uma campanha contra a objetificação feminina. 2017. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2017.
Aparece nas coleções:Comunicação Visual Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PCarvalho.pdf4.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.