Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/7969
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estudo diagnóstico de ensino-aprendizagem da óptica geométrica
Autor(es)/Inventor(es): Morais, André Canellas de
Tutor: Barros, Susana de Souza
Resumen: Como resultado de pesquisas que se iniciaram na década de 70, foi observado que as pessoas são levadas a criar explicações para os fenômenos que as cercam empiricamente, por deduções próprias ou erroneamente ensinadas por terceiros. Segundo BARROS et al., 86, “atualmente é amplamente aceito que os indivíduos desenvolvem crenças e ideias para explicar o mundo que os cerca, muito antes de receber qualquer instrução formal”. Além de se formarem a partir do contato direto com o mundo físico, estas noções também se formam através da experiência indireta com o mesmo, como mencionado por (ZYLBERSZTAJN, 83) : “mediada pela interação social e linguística com o círculo familiar, comunidade e meios de comunicação”. Estas crenças e ideias têm recebido diversas denominações ao longo destas três décadas de pesquisas: concepções intuitivas, espontâneas, contextualmente errôneas, alternativas, ou ainda pré-concepções e senso comum. Neste trabalho será usada a nomenclatura concepções alternativas, para a qual a bibliografia mais atual consultada parece convergir.
Materia: Óptica geométrica
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICA
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: abr-2002
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ACMorais.pdf3.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.