Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/7969
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Estudo diagnóstico de ensino-aprendizagem da óptica geométrica |
Autor(es)/Inventor(es): | Morais, André Canellas de |
Tutor: | Barros, Susana de Souza |
Resumen: | Como resultado de pesquisas que se iniciaram na década de 70, foi observado que as pessoas são levadas a criar explicações para os fenômenos que as cercam empiricamente, por deduções próprias ou erroneamente ensinadas por terceiros. Segundo BARROS et al., 86, “atualmente é amplamente aceito que os indivíduos desenvolvem crenças e ideias para explicar o mundo que os cerca, muito antes de receber qualquer instrução formal”. Além de se formarem a partir do contato direto com o mundo físico, estas noções também se formam através da experiência indireta com o mesmo, como mencionado por (ZYLBERSZTAJN, 83) : “mediada pela interação social e linguística com o círculo familiar, comunidade e meios de comunicação”. Estas crenças e ideias têm recebido diversas denominações ao longo destas três décadas de pesquisas: concepções intuitivas, espontâneas, contextualmente errôneas, alternativas, ou ainda pré-concepções e senso comum. Neste trabalho será usada a nomenclatura concepções alternativas, para a qual a bibliografia mais atual consultada parece convergir. |
Materia: | Óptica geométrica |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICA |
Unidade de producción: | Instituto de Física |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | abr-2002 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACMorais.pdf | 3.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.