Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7969
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo diagnóstico de ensino-aprendizagem da óptica geométrica
Autor(es)/Inventor(es): Morais, André Canellas de
Orientador: Barros, Susana de Souza
Resumo: Como resultado de pesquisas que se iniciaram na década de 70, foi observado que as pessoas são levadas a criar explicações para os fenômenos que as cercam empiricamente, por deduções próprias ou erroneamente ensinadas por terceiros. Segundo BARROS et al., 86, “atualmente é amplamente aceito que os indivíduos desenvolvem crenças e ideias para explicar o mundo que os cerca, muito antes de receber qualquer instrução formal”. Além de se formarem a partir do contato direto com o mundo físico, estas noções também se formam através da experiência indireta com o mesmo, como mencionado por (ZYLBERSZTAJN, 83) : “mediada pela interação social e linguística com o círculo familiar, comunidade e meios de comunicação”. Estas crenças e ideias têm recebido diversas denominações ao longo destas três décadas de pesquisas: concepções intuitivas, espontâneas, contextualmente errôneas, alternativas, ou ainda pré-concepções e senso comum. Neste trabalho será usada a nomenclatura concepções alternativas, para a qual a bibliografia mais atual consultada parece convergir.
Palavras-chave: Óptica geométrica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICA
Unidade produtora: Instituto de Física
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2002
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Física

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