Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/7969
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudo diagnóstico de ensino-aprendizagem da óptica geométrica
Author(s)/Inventor(s): Morais, André Canellas de
Advisor: Barros, Susana de Souza
Abstract: Como resultado de pesquisas que se iniciaram na década de 70, foi observado que as pessoas são levadas a criar explicações para os fenômenos que as cercam empiricamente, por deduções próprias ou erroneamente ensinadas por terceiros. Segundo BARROS et al., 86, “atualmente é amplamente aceito que os indivíduos desenvolvem crenças e ideias para explicar o mundo que os cerca, muito antes de receber qualquer instrução formal”. Além de se formarem a partir do contato direto com o mundo físico, estas noções também se formam através da experiência indireta com o mesmo, como mencionado por (ZYLBERSZTAJN, 83) : “mediada pela interação social e linguística com o círculo familiar, comunidade e meios de comunicação”. Estas crenças e ideias têm recebido diversas denominações ao longo destas três décadas de pesquisas: concepções intuitivas, espontâneas, contextualmente errôneas, alternativas, ou ainda pré-concepções e senso comum. Neste trabalho será usada a nomenclatura concepções alternativas, para a qual a bibliografia mais atual consultada parece convergir.
Keywords: Óptica geométrica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICA
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Apr-2002
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACMorais.pdf3.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.