Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7976
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: “Press Play!”: um estudo sobre o Spotify e hábitos de consumo de música na era dos streamings
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Victor Gomes de Freitas
Orientador: Santini, Rose Marie
Resumo: A música é um aspecto em constante mudança, assim como a forma com que as pessoas lidam com ela. Desde a criação do gramofone, passando pelos discos de vinil, fitas cassetes e compact discs, as formas de se ouvir música se moldaram a partir do avanço tecnológico da época e do aparato necessário para se ouvir. Hoje, depois de uma digitalização da indústria musical, estamos vivendo em uma era de streamings. Esses serviços baseados em assinaturas mensais e com catálogos praticamente infinitos de música tomam uma fatia cada vez maior do mercado, assim como da vida do consumidor. Sendo assim, teve-se como o principal objetivo deste trabalho analisar como se dão os hábitos de consumo de música entre os usuários do serviço de streaming Spotify. Foram realizadas entrevistas em profundidade a fim de entender melhor como são os hábitos de consumo de música ao se utilizar o serviço, assim como diferenças entre os usuários que utilizam a conta premium e a conta gratuita. Além disso, buscou-se entender outras características importantes, entre eles, como se dá a personalização da escuta, a troca de informações musicais e a questão do gosto pessoal.
Palavras-chave: Música
Streaming
Spotify
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Dez-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FREITAS, Victor Gomes de Freitas. “Press Play!”: um estudo sobre o Spotify e hábitos de consumo de música na era dos streamings. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VLima.pdf533.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.