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dc.contributor.advisorChaves, Francisco Arthur Braun-
dc.contributor.authorTeles, Marcio Alberto de Brito-
dc.date.accessioned2019-05-20T19:14:44Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:09Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8003-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEntropiapt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleEntropia e a segunda lei da termodinâmica: uma abordagem alternativa para o ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoNa tentativa de explicação de certos fenômenos, em particular o que foi exemplificado na citação acima, os pensadores, filósofos e cientistas começaram a arquitetar certos conceitos e teorias consideradas importantíssimas para a evolução da ciência e em particular da Física. Dentre elas podemos citar a criação do conceito denominado entropia. A formulação do conceito de entropia pode ser considerado como um dos grandes avanços da ciência. Pois, possibilitou que fosse constituída parte da base teórica da termodinâmica, de certos processos (fenômenos) ditos irreversíveis e o alicerce da mecânica estatística.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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