Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/8003
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Entropia e a segunda lei da termodinâmica: uma abordagem alternativa para o ensino médio |
Autor(es)/Inventor(es): | Teles, Marcio Alberto de Brito |
Orientador: | Chaves, Francisco Arthur Braun |
Resumo: | Na tentativa de explicação de certos fenômenos, em particular o que foi exemplificado na citação acima, os pensadores, filósofos e cientistas começaram a arquitetar certos conceitos e teorias consideradas importantíssimas para a evolução da ciência e em particular da Física. Dentre elas podemos citar a criação do conceito denominado entropia. A formulação do conceito de entropia pode ser considerado como um dos grandes avanços da ciência. Pois, possibilitou que fosse constituída parte da base teórica da termodinâmica, de certos processos (fenômenos) ditos irreversíveis e o alicerce da mecânica estatística. |
Palavras-chave: | Entropia Termodinâmica Ensino médio |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS |
Unidade produtora: | Instituto de Física |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2010 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MABTeles.pdf | 8.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.