Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8003
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Entropia e a segunda lei da termodinâmica: uma abordagem alternativa para o ensino médio
Autor(es)/Inventor(es): Teles, Marcio Alberto de Brito
Orientador: Chaves, Francisco Arthur Braun
Resumo: Na tentativa de explicação de certos fenômenos, em particular o que foi exemplificado na citação acima, os pensadores, filósofos e cientistas começaram a arquitetar certos conceitos e teorias consideradas importantíssimas para a evolução da ciência e em particular da Física. Dentre elas podemos citar a criação do conceito denominado entropia. A formulação do conceito de entropia pode ser considerado como um dos grandes avanços da ciência. Pois, possibilitou que fosse constituída parte da base teórica da termodinâmica, de certos processos (fenômenos) ditos irreversíveis e o alicerce da mecânica estatística.
Palavras-chave: Entropia
Termodinâmica
Ensino médio
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS
Unidade produtora: Instituto de Física
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MABTeles.pdf8.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.