Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/8003
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Entropia e a segunda lei da termodinâmica: uma abordagem alternativa para o ensino médio |
Autor(es)/Inventor(es): | Teles, Marcio Alberto de Brito |
Tutor: | Chaves, Francisco Arthur Braun |
Resumen: | Na tentativa de explicação de certos fenômenos, em particular o que foi exemplificado na citação acima, os pensadores, filósofos e cientistas começaram a arquitetar certos conceitos e teorias consideradas importantíssimas para a evolução da ciência e em particular da Física. Dentre elas podemos citar a criação do conceito denominado entropia. A formulação do conceito de entropia pode ser considerado como um dos grandes avanços da ciência. Pois, possibilitou que fosse constituída parte da base teórica da termodinâmica, de certos processos (fenômenos) ditos irreversíveis e o alicerce da mecânica estatística. |
Materia: | Entropia Termodinâmica Ensino médio |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS |
Unidade de producción: | Instituto de Física |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2010 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MABTeles.pdf | 8.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.