Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8009
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Experimentos para o ensino médio que utilizam o Led
Author(s)/Inventor(s): Portes, David Ferreira
Advisor: Barros, Susana L. de Souza
Co-advisor: Sousa, João José de
Abstract: A tecnologia no Século XXI está cada vez mais avançada. Podemos perceber esta evolução no dia-a-dia, dentro de nossas residências, onde encontramos equipamentos eletrônicos como rádios, TVs, DVD's, constituídos por componentes cada vez menores, porém com maior capacidade de conduzirem energia elétrica, de emitirem luz ou ondas sonoras. Este é o caso do diodo emissor de luz (LED), objeto desta monografia, uma pequena lâmpada utilizada em circuitos eletrônicos que emite luz de diferentes cores, com a vantagem de ser bastante econômica e de possuir uma grande vida útil, quando comparada com a lâmpada incandescente. Para a compreensão da utilidade do LED, primeiramente foi necessário abordar os conceitos das válvulas eletrônicas e sua aplicação em circuitos elétricos, e das propriedades elétricas dos materiais, introduzindo as características dos materiais semicondutores e o processo de dopagem dos mesmos. Posteriormente foram introduzidos conhecimentos sobre o LED, suas aplicações e, por último, roteiros experimentais foram aplicados, proporcionando aos alunos do Ensino Fundamental e Médio a demonstração prática da teoria apresentada. Os resultados obtidos nas experiências foram bastante válidos, pois contribuíram para uma melhor compreensão e interesse dos alunos pela matéria de Física Moderna.
Keywords: Diodo emissor de luz (LED)
Ensino de física
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DFPortes.pdf8.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.