Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8022
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, Lígia-
dc.contributor.authorSouza, Thiago Oliveira Mello de-
dc.date.accessioned2019-05-21T18:18:34Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:09Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8022-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleFacilitando a segunda lei da Termodinâmicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Vianna, Deise Miranda-
dc.contributor.referee2Penna, André-
dc.contributor.referee3Gaspar, Marcos Binderly-
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo facilitar a compreensão dos alunos de Ensino Médio sobre um tópico da Física tido como difícil pela maioria dos alunos, a Termodinâmica. Para isso vamos utilizar o método de levar ao aluno a visualização das leis da termodinâmica, por meio de experimentos que serão mostrados em sala de aula. Alunos se dividirão em grupos, construíram e apresentaram um experimento predeterminado pelo professor. O professor irá analisar e julgar os experimentos dando-lhes notas. Portanto o aluno assimila o conteúdo com mais interesse, pois estará interagindo com a matéria por meio do experimento, e o professor por sua vez inova no seu método de ensino não se baseando somente na utilização do quadro-negro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TOMSouza.pdf6.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.