Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8022
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Facilitando a segunda lei da Termodinâmica |
| Author(s)/Inventor(s): | Souza, Thiago Oliveira Mello de |
| Advisor: | Moreira, Lígia |
| Abstract: | Esse trabalho tem como objetivo facilitar a compreensão dos alunos de Ensino Médio sobre um tópico da Física tido como difícil pela maioria dos alunos, a Termodinâmica. Para isso vamos utilizar o método de levar ao aluno a visualização das leis da termodinâmica, por meio de experimentos que serão mostrados em sala de aula. Alunos se dividirão em grupos, construíram e apresentaram um experimento predeterminado pelo professor. O professor irá analisar e julgar os experimentos dando-lhes notas. Portanto o aluno assimila o conteúdo com mais interesse, pois estará interagindo com a matéria por meio do experimento, e o professor por sua vez inova no seu método de ensino não se baseando somente na utilização do quadro-negro. |
| Keywords: | Termodinâmica Ensino médio |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS |
| Production unit: | Instituto de Física |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2011 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TOMSouza.pdf | 6.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.