Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/8022
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Facilitando a segunda lei da Termodinâmica |
Autor(es)/Inventor(es): | Souza, Thiago Oliveira Mello de |
Orientador: | Moreira, Lígia |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo facilitar a compreensão dos alunos de Ensino Médio sobre um tópico da Física tido como difícil pela maioria dos alunos, a Termodinâmica. Para isso vamos utilizar o método de levar ao aluno a visualização das leis da termodinâmica, por meio de experimentos que serão mostrados em sala de aula. Alunos se dividirão em grupos, construíram e apresentaram um experimento predeterminado pelo professor. O professor irá analisar e julgar os experimentos dando-lhes notas. Portanto o aluno assimila o conteúdo com mais interesse, pois estará interagindo com a matéria por meio do experimento, e o professor por sua vez inova no seu método de ensino não se baseando somente na utilização do quadro-negro. |
Palavras-chave: | Termodinâmica Ensino médio |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS |
Unidade produtora: | Instituto de Física |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2011 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TOMSouza.pdf | 6.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.