Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/8031
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Mudança climática e o livro didático |
Autor(es)/Inventor(es): | Marques, Odylio Denys Soares |
Tutor: | Barros, Fernando de Souza |
Resumen: | Do ponto de vista da Física, as variações climáticas, ou mudanças climáticas, como a maioria dos autores costuma tratar, não é apenas com relação a períodos de aquecimento, mas também com eras de resfriamento ou glaciais. A nossa preocupação com o clima ou mudança climática, à primeira vista, é uma questão da nossa própria preservação ecológica do planeta Terra. A pergunta inicial é se os livros didáticos de física do ensino médio têm material suficiente, ao longo dos três anos de estudos, para uma boa formação dos alunos no tópico em questão? Como pode o professor escolher, entre textos e exercícios dos livros, quais irão contribuir para essa formação? E quando o livro não tem informação suficiente, deve o professor encontrar outras fontes de pesquisa e passar um resumo para os seus alunos? Adicionalmente, este é também o objetivo desta monografia: relacionar os problemas e complementar os dados colocando em evidência os tópicos necessários para que o aluno, ao término dos três anos de estudo, tenha adquirido conhecimento suficiente para inferir sobre as questões climáticas. |
Materia: | Mudança climática Ensino de física Ensino médio Livro didático |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Unidade de producción: | Instituto de Física |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 5-jun-2012 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ODSMarques.pdf | 17.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.