Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/8031
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Mudança climática e o livro didático |
Autor(es)/Inventor(es): | Marques, Odylio Denys Soares |
Orientador: | Barros, Fernando de Souza |
Resumo: | Do ponto de vista da Física, as variações climáticas, ou mudanças climáticas, como a maioria dos autores costuma tratar, não é apenas com relação a períodos de aquecimento, mas também com eras de resfriamento ou glaciais. A nossa preocupação com o clima ou mudança climática, à primeira vista, é uma questão da nossa própria preservação ecológica do planeta Terra. A pergunta inicial é se os livros didáticos de física do ensino médio têm material suficiente, ao longo dos três anos de estudos, para uma boa formação dos alunos no tópico em questão? Como pode o professor escolher, entre textos e exercícios dos livros, quais irão contribuir para essa formação? E quando o livro não tem informação suficiente, deve o professor encontrar outras fontes de pesquisa e passar um resumo para os seus alunos? Adicionalmente, este é também o objetivo desta monografia: relacionar os problemas e complementar os dados colocando em evidência os tópicos necessários para que o aluno, ao término dos três anos de estudo, tenha adquirido conhecimento suficiente para inferir sobre as questões climáticas. |
Palavras-chave: | Mudança climática Ensino de física Ensino médio Livro didático |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Unidade produtora: | Instituto de Física |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 5-Jun-2012 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ODSMarques.pdf | 17.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.