Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8182
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, Ligia de Farias | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Wellington de Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-23T19:18:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:52Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8182 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Carbono | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Fontes alternativas de energia | pt_BR |
dc.title | Uma proposta no ensino de física sob uma nova visão de desenvolvimento energético limpo com o mercado de carbono | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Chaves, Francisco Artur Braun | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, João José Fernandes de | - |
dc.contributor.referee3 | Dantas, José Eduardo Ramalho | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem a finalidade de demonstrar que o estudo do mercado de carbono pode implementar nas escolas um ensino de Física com uma nova visão de desenvolvimento energético limpo ou que traga menos prejuízos ao meio ambiente, fazendo com que seu aprendizado gere uma nova visão e conhecimento ao combate do problema central deste tema: o aquecimento global. O aquecimento global é um dos principais temas abordados no mundo de hoje e para tratar sobre o tema, será necessário abordar sobre a importância do Protocolo de Quioto, desde seu conceito à sua finalidade, trataremos também, sobre o funcionamento do mercado de crédito carbono com o mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL), visando a redução de emissão dos gases geradores do efeito estufa, gases estes responsáveis pelo aquecimento global. A partir daí, desenvolveremos as estratégias de utilização de fontes alternativas para a geração de energia limpa ou menos poluidora, do Potencial de utilização à sua viabilidade no Brasil e no mundo. Estes tipos de estratégias visam a substituição dos combustíveis fósseis como a principal matriz energética do mundo. O combustível fóssil é um dos maiores responsáveis pela mudança climática do nosso sistema, isso acontece devido a emissão de gases poluentes na atmosfera através de sua queima. Assim podemos demonstrar como o mercado do Carbono pode implementar no ensino de Física nas nossas escolas, dentro das diretrizes apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Apresentaremos, também, como essa gama de conhecimento pode-se ser aplicadas nas salas de aulas, como podemos utiliza-las, dentro e fora da classe, para a formação de nossos jovens estudantes em futuros cidadães cientes de sua responsabilidade perante a sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
WAGuimarães.pdf | 10.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.