Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8182
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Uma proposta no ensino de física sob uma nova visão de desenvolvimento energético limpo com o mercado de carbono
Autor(es)/Inventor(es): Guimarães, Wellington de Albuquerque
Orientador: Moreira, Ligia de Farias
Resumo: Este trabalho tem a finalidade de demonstrar que o estudo do mercado de carbono pode implementar nas escolas um ensino de Física com uma nova visão de desenvolvimento energético limpo ou que traga menos prejuízos ao meio ambiente, fazendo com que seu aprendizado gere uma nova visão e conhecimento ao combate do problema central deste tema: o aquecimento global. O aquecimento global é um dos principais temas abordados no mundo de hoje e para tratar sobre o tema, será necessário abordar sobre a importância do Protocolo de Quioto, desde seu conceito à sua finalidade, trataremos também, sobre o funcionamento do mercado de crédito carbono com o mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL), visando a redução de emissão dos gases geradores do efeito estufa, gases estes responsáveis pelo aquecimento global. A partir daí, desenvolveremos as estratégias de utilização de fontes alternativas para a geração de energia limpa ou menos poluidora, do Potencial de utilização à sua viabilidade no Brasil e no mundo. Estes tipos de estratégias visam a substituição dos combustíveis fósseis como a principal matriz energética do mundo. O combustível fóssil é um dos maiores responsáveis pela mudança climática do nosso sistema, isso acontece devido a emissão de gases poluentes na atmosfera através de sua queima. Assim podemos demonstrar como o mercado do Carbono pode implementar no ensino de Física nas nossas escolas, dentro das diretrizes apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Apresentaremos, também, como essa gama de conhecimento pode-se ser aplicadas nas salas de aulas, como podemos utiliza-las, dentro e fora da classe, para a formação de nossos jovens estudantes em futuros cidadães cientes de sua responsabilidade perante a sociedade.
Palavras-chave: Carbono
Ensino de física
Fontes alternativas de energia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Unidade produtora: Instituto de Física
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WAGuimarães.pdf10.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.