Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8182
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Uma proposta no ensino de física sob uma nova visão de desenvolvimento energético limpo com o mercado de carbono
Autor(es)/Inventor(es): Guimarães, Wellington de Albuquerque
Tutor: Moreira, Ligia de Farias
Resumen: Este trabalho tem a finalidade de demonstrar que o estudo do mercado de carbono pode implementar nas escolas um ensino de Física com uma nova visão de desenvolvimento energético limpo ou que traga menos prejuízos ao meio ambiente, fazendo com que seu aprendizado gere uma nova visão e conhecimento ao combate do problema central deste tema: o aquecimento global. O aquecimento global é um dos principais temas abordados no mundo de hoje e para tratar sobre o tema, será necessário abordar sobre a importância do Protocolo de Quioto, desde seu conceito à sua finalidade, trataremos também, sobre o funcionamento do mercado de crédito carbono com o mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL), visando a redução de emissão dos gases geradores do efeito estufa, gases estes responsáveis pelo aquecimento global. A partir daí, desenvolveremos as estratégias de utilização de fontes alternativas para a geração de energia limpa ou menos poluidora, do Potencial de utilização à sua viabilidade no Brasil e no mundo. Estes tipos de estratégias visam a substituição dos combustíveis fósseis como a principal matriz energética do mundo. O combustível fóssil é um dos maiores responsáveis pela mudança climática do nosso sistema, isso acontece devido a emissão de gases poluentes na atmosfera através de sua queima. Assim podemos demonstrar como o mercado do Carbono pode implementar no ensino de Física nas nossas escolas, dentro das diretrizes apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Apresentaremos, também, como essa gama de conhecimento pode-se ser aplicadas nas salas de aulas, como podemos utiliza-las, dentro e fora da classe, para a formação de nossos jovens estudantes em futuros cidadães cientes de sua responsabilidade perante a sociedade.
Materia: Carbono
Ensino de física
Fontes alternativas de energia
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2012
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
WAGuimarães.pdf10.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.