Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8187
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Física nas series iniciais do ensino fundamental
Autor(es)/Inventor(es): Soares, Saulo Sarmento
Orientador: Chaves, Francisco Artur Braun
Resumo: Análise das pesquisas de ensino de Física relacionadas com o ensino-aprendizagem significativo, construtivista e experimental nas séries iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, 1° ao 5° anos, (antigo primário). O assunto abordado: Formação de Professores, é baseado em artigos e teses de pesquisas feitas sobre o tema, onde só estamos interessados em saber qual o enfoque que deve ser dado em Física na formação destes professores, para que possam desenvolver um bom ensino de desta referida matéria no Ensino Fundamental. Foi feita uma análise dos temas abordados pelos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental e como os mesmos deveriam ser abordados em sala de aula. Também foi pesquisado como se deve abordar a Física nas séries iniciais, bem como o enfoque que pode ser dado nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental. Realizaremos, também, uma atividade prática de campo, onde fora proposta uma aula para o 4° ano, nos moldes das pesquisas já realizadas, onde pesquisamos os motivos e dificuldades pelos quais as mesmas não sejam amplamente utilizadas nas nossas escolas.
Palavras-chave: Ensino de física
Ensino e Aprendizagem
Formação de professores
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Unidade produtora: Instituto de Física
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SSSoares.pdf7.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.