Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/8187
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Física nas series iniciais do ensino fundamental |
Autor(es)/Inventor(es): | Soares, Saulo Sarmento |
Orientador: | Chaves, Francisco Artur Braun |
Resumo: | Análise das pesquisas de ensino de Física relacionadas com o ensino-aprendizagem significativo, construtivista e experimental nas séries iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, 1° ao 5° anos, (antigo primário). O assunto abordado: Formação de Professores, é baseado em artigos e teses de pesquisas feitas sobre o tema, onde só estamos interessados em saber qual o enfoque que deve ser dado em Física na formação destes professores, para que possam desenvolver um bom ensino de desta referida matéria no Ensino Fundamental. Foi feita uma análise dos temas abordados pelos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental e como os mesmos deveriam ser abordados em sala de aula. Também foi pesquisado como se deve abordar a Física nas séries iniciais, bem como o enfoque que pode ser dado nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental. Realizaremos, também, uma atividade prática de campo, onde fora proposta uma aula para o 4° ano, nos moldes das pesquisas já realizadas, onde pesquisamos os motivos e dificuldades pelos quais as mesmas não sejam amplamente utilizadas nas nossas escolas. |
Palavras-chave: | Ensino de física Ensino e Aprendizagem Formação de professores |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Unidade produtora: | Instituto de Física |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2012 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SSSoares.pdf | 7.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.